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Arquitetos: Casulo Arquitetura
- Área: 120 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Arthur Andrade e Bernardo Moreira
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Fabricantes: Cristiana Bertolucci, Deca, Marmoraria Alvorada, NS Brazil, Samuel Lamas, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento da Vera possuía uma potencialidade cada dia mais difícil de ser encontrada nas grandes cidades: uma vista livre ao longo de todas as janelas. As visuais do apartamento apontam no horizonte para os eixos do Plano Piloto de Brasília e o projeto partiu da valorização dessa característica.
Um dos três quartos do apartamento foi demolido, assim como todas as paredes da cozinha, formando junto à sala que já era ampla, um grande vão único. As estruturas que restaram após a demolição foram deixadas em concreto, em contraponto às paredes brancas. Um banco ao longo da maior janela - localizada no centro desse vão - foi moldado em concreto em loco, gerando um espaço de estar contemplativo daquele visual externo, ao mesmo tempo que serve de prateleira para os inúmeros livros, luminárias e objetos pessoais que a Vera possuía.
Nas janelas restantes foram posicionadas as bancadas da cozinha e da área de serviço de um lado, e a mesa do escritório de outro, permitindo que a moradora sempre tenha a possibilidade de trabalhar observando a vista. Todo o piso do apartamento, exceto das áreas molhadas, recebeu tábuas corridas de madeira ipê. O piso da cozinha, que contrasta com a marcenaria verde, foi feito em epóxi vinho e o piso dos banheiros em pedra escovada.
Um armário em lâmina de madeira vazado e suspenso foi posicionado por meio de estruturas de ferro entre a cozinha e o hall de entrada, permitindo um resguardo dos espaços sem que a passagem de luz seja interrompida. Todas as bancadas foram feitas em granito cinza escovado com a intenção de aproximar o material das estruturas de concreto propostas. Por se tartar de um grande vão integrado, importou ao projeto que todos os materiais se harmonizassem na vista do observador.
A Vera é uma admiradora de arte e já possuía peças de artistas como Marcelo Solá e Geraldo de Barros e o projeto buscou incorporar e valorizar estes elementos desde o início. Na perspectiva da mesa de jantar, foi posicionada a grande tela de Solá. Os mobiliários de design deste mesmo espaço, a exemplo das cadeiras de Barros, foram garimpados em um antiquário local, com exceção do pendente da mesa, design de Cristiana Bertolucci.
Os banheiros também receberam particular cuidado, foi intenção do projeto levar a atmosfera do restante do apartamento para estes espaços. Para isso, foi desenhada uma bancada com a mesma lâmina de madeira natural usada na marcenaria, e optou-se por um revestimento similar ao da cozinha paginado de outra forma.